Aula 25 – Revival, citação e intertextualidade na cultura pop

Numa época em que tudo é citação (e que a própria citação virou uma instância central de comunicação e mediação nas sociedades pós-modernas), qual o lugar da originalidade nas artes contemporâneas? Ou melhor: a originalidade ainda é o “valor maior”, tal qual pregavam os modernistas da primeira metade do século?

Não, não é. E, acreditem, isso é algo bom. A cultura do mash up que o diga! E, de quebra, ainda reinventa-se toda a noção de autoria.

***

Responda rápido: quanto de intertextualidade pode haver num sampling musical?

***

Que tal um exemplo nacional?

***

E um musical pós-moderno, em que canções pop das últimas quatro décadas embalam uma história de amor ambientada no final do século XIX/começo do século XX? Quantos novos significados podem surgir desse “mashup” cultural?

***

Texto estudado: “Cultura da reciclagem”, artigo de Marcus Bastos, publicado no livro Cultura em fluxo (org. André Brasil)

Anúncios

Sobre erlyvieirajr

Erly Vieira Jr (Vitória, 1977). Escritor, cineasta e pesquisador em audiovisual. Realizou os curta-metragens "Macabéia" (16 mm, 2000, co-dirigido por Virgínia Jorge e Lizandro Nunes), "Pour Elise" (35 mm, 2004), "Saudosa" (35 mm, 2005, co-escrito e co-dirigido por Fabrício Coradello), "Grinalda" (Mini DV, 2006), "Eu que nem sei francês"(Mini DV, 2008), "Avenca" (35 mm, 2009), "Silentio"(HD, 2010), e "O ano em que fizemos contato" (HD, 2010), "A mão tagarela" (HD, 2010) e "Pra casa agora eu vou" (HD, 2012). Seus quatro primeiros curtas estão reunidos no DVD "Algumas estórias" (2008). Publicou "Contraponto, Reta, Plano" (Poemas, 1999), "-sse" (contos, 2008) e Rodapés (crônicas, 2009). Co-organizou a antologia "Instantâneo", publicada pela Secult-ES em 2005, reunindo 38 escritores capixabas contemporâneos. É professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA-UFES). É Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF.
Esse post foi publicado em Conteúdo de aula. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s